O QUE DAREI EU AO SENHOR?

O autor do salmo 116 é anonimo, porém a mensagem que este salmo transmite é conhecida e viva até os dias atuais.

O salmista expressa neste salmo a verdadeira adoração como resposta de agradecimento a Deus pelo seu ser e também por tudo que o Senhor Deus faz.

No verso 12 o salmista se expressa : “Que darei eu ao Senhor? “. Esta parte do texto nos induz a um pensamento de que Deus é tao imensurável que tudo que fizermos a Ele é mesmo que nada. Este pensamento não está errado, mas o que o autor mesmo quer transmitir é o fato de ” caçar ” meios para demonstrar o agradecimento ao Senhor.

Os meios de agradecimento somente são conhecidos no verso seis quando analisamos o termo “darei” na língua hebraica.

“Darei” – Heb = SHUV > Sig: Cavar; Circuncidar ; Construir e Quebrar.

Cavar – Em gênesis 26.18 esta escrito : “ E tornou Isaque , e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão , seu pai , e que os filisteus taparam depois da morte de Abraão , e chamou – os pelos nomes que o chamara seu pai.”

Isaque neste texto demonstra um meio de agradecimento a Deus ao cavar os poços que estavam entulhados. Esta atitude honrara a Abraão seu pai e também ao Senhor Deus que fizera uma aliança com sua família.

Circuncidar – Em gênesis 17.10 está escrito : “ Este é o meu concerto , que guardareis entre mim e vós e a tua semente depois de ti: Que todo macho será circuncidado. “

O Senhor Deus fizera uma aliança com Abraão e toda sua descendência e como marca desta aliança propusera ao Patriarca a circuncisão que representava no minimo 3 coisas a saber : limpeza; separação e quebrantamento. Limpeza pelo fato do órgão genital masculino ser melhor higienizado. Separação, pois distinguia um descendente de Abraão de um gentio. Quebrantamento, porque a circuncisão também é interpretada como “rasgar” e este termo é usado pelo apostolo Paulo que a circuncisão na nova aliança é rasgar o coração em sinal de quebrantamento, cl 2.11.

Construir – Em neemias 2.5 está escrito : “ e disse ao rei : Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a edifique.

Neemias quisera demonstrar a Deus o quanto o amava e a sua preocupação com a cidade santa que propusera edifica-la, construí-la , pois era a “cidade de Deus” e estava devastada. Isto o levou a sair do palácio para trabalhar de “pedreiro”.

Quebrar – Em marcos 14.3 está escrito : “ E , estando ele em Betânia assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro, com unguento de nardo puro, de muito preço , e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça.

Esta mulher deu a Jesus o que aos olhos de todos era de muito valor. Isto mostra que ela quebrou algo valioso por Jesus em sinal de agradecimento.

Querido leitor este pequeno esboço serve para lhe dar base para futuras palestras, ministrações e daí por diante.

As aplicações tanto na concordância bíblica quanto para os dias atuais não estão presente neste sermão propositalmente. Isto faz com que você leitor desenvolva-o e na unção do Espírito possa impactar quem lhe ouvir.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.