Três atitudes para combater a ansiedade

Fp 4.6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.

 

I. EXPOSIÇÃO

1. A Igreja em Filipos

a) At 16.9. Quando na Cidade de Trôade “Paulo teve uma visão de noite, em que se apresentava um varão da Macedônia e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos!”;

b) At 16.12. E chegando na “Cidade de Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedônia …”;

c) 2Co 2.12. Aos Coríntios escreve: Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo e abrindo-se-me uma porta no Senhor, 2Co 2.13 não tive descanso no meu espírito, porque não achei ali meu irmão Tito; mas, despedindo-me deles, parti para a Macedônia.”

 

2. A Viagem

Em resposta ao chamado da Macedônia, Paulo e seus companheiros atravessaram o Mar Egeu de Trôade a Neápolis e seguiram pela renomada Via Inaciana, aproximadamente oito a dez milhas acima e passando por cima da cadeia litorânea de montanhas foram até a cidade de Filipos.

 

3. Origem da Cidade

a) Filipos (que recebeu o nome de Filipe da Macedônia, o pai de Alexandre, o Grande) era famosa por suas minas de ouro e sua estratégica localização, constituindo o portão de entrada da Europa;

b) Era uma colônia romana, isenta de impostos a mais moderna da sua época;

c) Com a conversão de Lídia, a pitonisa e o carcereiro (Atos 16), veio a ser o “berço do Cristianismo europeu”.

 

4. Época da carta

a) Paulo escreve estando preso político, provavelmente em Roma. Fp 4.22 “Todos os santos vos saúdam, mas principalmente os que são da casa de César”;

b) Recebera da igreja de Filipos uma generosa oferta pelas mãos de Epafrodito Fp 4.18 e escreve agradecendo;

c) Aproveita para corrigir pequenas desordens na igreja, tais como o pessimismo pela continuada prisão de Paulo, espanto diante da hostilidade dos pagãos (1.28), a ameaça dos judaizantes e (especialmente) a sombra da desunião que estava começando a assolar a igreja(4.2).

 

5. Motivo dos versículos

a) Pessimismo pela continuada prisão de Paulo (1.13);

b) Espanto diante da hostilidade dos pagãos (1.28);

c) Ameaça dos judaizantes;

d) E (especialmente) a sombra da desunião que estava começando a assolar a igreja (1.15-17; 4.2).

 

II. COMENTÁRIO

 

Fp 4.6 “NÃO ESTEJAIS INQUIETOS POR COISA ALGUMA; ANTES, AS VOSSAS PETIÇÕES SEJAM EM TUDO CONHECIDAS DIANTE DE DEUS, PELA ORAÇÃO E SÚPLICAS, COM AÇÃO DE GRAÇAS”.

 

1. Conceitos

a) INQUIETO como Classe Gramatical é um ADJETIVO. Os adjetivos servem para modificar um substantivo, acrescentando uma qualidade. Aqui a qualidade é INQUIETO;

b) Significado. INQUIETO é o que não está quieto; mas, agitado pelo receio ou pela incerteza: Ex. inquieto pela saúde de alguém. É o que denota apreensão; desassossegado.

 

1.1. É o que chamamos de Ansiedade:

a) mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia. Ex. “a demora no atendimento”;

b) impaciência. Ex. “aguardava o seu casamento”.

1.2. Tipos de Ansiedade mais comuns:

a) Depressão: Antigamente chamada de Melancolia. Pensamentos negativos constantes, sentimento de culpa, sensação de inutilidade, diminuição do prazer e do ânimo para atividades cotidianas e de lazer, além de perda da capacidade de planejar o futuro;

b) Fobias: Medo excessivo e irracional perante um objeto ou situação;

c) Perturbação de Pânico: Ataques de pânico repetidos sem causa aparente.

 

Fp 4.6 “NÃO ESTEJAIS INQUIETOS POR COISA ALGUMA; ANTES, AS VOSSAS PETIÇÕES SEJAM EM TUDO CONHECIDAS DIANTE DE DEUS, PELA ORAÇÃO E SÚPLICAS, COM AÇÃO DE GRAÇAS”.

 

1. POR COISA ALGUMA (ausência de qualquer coisa, nada).

a) Mt 6.24 “Ninguém pode servir a dois senhores (ao Pai e a ansiedade), porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mt 6.25 Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos (ansiosos), quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?” Mt 6.26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?;

b) Ansioso grego – dividido -, na mente, no coração e nas ideias – as contas não fecham -;

c) COISA ALGUMA? Relacionamento, contas, trabalho, a vida, casamento, trabalho, estudos etc.

 

Fp 4.6 “NÃO ESTEJAIS INQUIETOS POR COISA ALGUMA; ANTES, AS VOSSAS PETIÇÕES SEJAM EM TUDO CONHECIDAS DIANTE DE DEUS, PELA ORAÇÃO E SÚPLICAS, COM AÇÃO DE GRAÇAS”.

 

1. “As vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus”

a) Tem origem numa deficiência espiritual. “Petições conhecidas”. Deus não conhece por nós. Não pedimos, mas reclamamos, murmuramos e nos deixamos vencer e sucumbimos.

 

Fp 4.6 “NÃO ESTEJAIS INQUIETOS POR COISA ALGUMA; ANTES, AS VOSSAS PETIÇÕES SEJAM EM TUDO CONHECIDAS DIANTE DE DEUS, PELA ORAÇÃO E SÚPLICAS, COM AÇÃO DE GRAÇAS”.

 

1. “Pela ORAÇÃO e SÚPLICAS, com AÇÃO DE GRAÇAS”.

a) ORAÇÃO, em lugar da ansiedade, ore, faça conhecida diante de Deus as suas petições;

b) SÚPLICA em vez de INQUIETAÇÃO;

c) Convicção em vez de agitação; Certeza pela incerteza;

d) AÇÃO DE GRAÇAS, gratidão pelo que Deus já fez é o espírito próprio para se fazer novos pedidos.

 

Fp 4.7 “E A PAZ DE DEUS, QUE EXCEDE TODO O ENTENDIMENTO, GUARDARÁ OS VOSSOS CORAÇÕES E OS VOSSOS SENTIMENTOS EM CRISTO JESUS”.

 

a) E a PAZ de Deus é a tranquilidade de espírito que Deus aprova e que só Ele pode conceder;

b) GUARDARÁ, Φρουρεω – phroureo. Guardar, proteger através de uma guarda militar, seja para evitar invasão inimiga, ou para impedir a fuga dos habitantes de uma cidade sitiada; não deixa a ansiedade entrar. A paz de Deus, guardará, como um guarda armado, sua mente e seu coração;

c) CORAÇÕES

d) SENTIMENTOS

 

CONCLUSÃO: Três atitudes para combater a ansiedade: Oração, Súplicas e Ação de Graças.

Pr. Vicente Paula Leite

 

faculdade Ibetel

contato: 11-4743-1964

e-mail: ibetel@ibetel.com.br

conheça nossos cursos:https://ibetel.net.br/curso-bacharel-em-teologia-100-online/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.