Que tipo de ministros somos?

 

Alguns veem os ministros como vasos de ouro. Assim, o valor não estaria no conteúdo, mas no recipiente. Já não interessa mais o que está dentro do vaso, nem se existe ali algum conteúdo. O valor está no vaso em si. Vistos como vasos de ouro, os ministros são considerados inquebráveis, infalíveis. Parece que esta era a visão dos coríntios ao formarem partidos em torno dos nomes dos apóstolos.

O outro extremo é a consideração do ministro como um vaso de material desprezível, vazio e inútil. Essa perspectiva traz como consequência a falta de submissão, falta de reconhecimento e até a falta de sustento material para o ministro.

Ensino de Paulo. “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós” (2Co 4.7).

Os ministros devem ser vistos como vasos de barro contendo um tesouro precioso, que é Cristo. O servo de Deus não deve ser idolatrado, nem desprezado, mas amado. Sendo de barro, o vaso é quebrável. O servo de Deus não é infalível. O vaso é quebrável, mas não pode estar quebrado. Embora sejamos sujeitos ao erro, não podemos nos dar ao direito de cometer determinados erros. Evidentemente, precisamos combater todo tipo de erro, mas alguns são mais destrutivos do que outros, principalmente para a reputação do líder. O vaso quebrado não tem utilidade. O vaso de barro é frágil e precisa ser tratado com cuidado. O vaso não pode cair. Como disse Paulo, “aquele que pensa estar de pé, cuide para que não caia” (1Co 10.12). Embora seja de barro, esse vaso contém um grande tesouro. O maior valor está no conteúdo e não no vaso. Contudo, o vaso se reveste de grande importância em função do seu conteúdo e da sua utilidade. O mais importante é a mensagem e não o mensageiro. Porém, o mensageiro deve ter credibilidade para que a mensagem não seja rejeitada ou desacreditada.

Prof. Vicente P. Leite

1965509_814598111896015_7729340770181306688_o

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.