Mestrado em Teologia

O objetivo do programa é preparar pessoas com bacharelado em Teologia ou graduação em outros cursos superiores para o exercício do ministério docente em faculdades, seminários, institutos bíblicos e outras instituições de ensino.

 

 

O curso de mestrado oferecido pela Faculdade IBETEL, diferente do curso de especialização, é uma pós-graduação voltada para a pesquisa que, realizada pelo aluno sob orientação permanente e individualizada dos professores resultará num aprendizado dinâmico e eficaz, cujo produto final – a tese, fruto de acurada pesquisa, fará jus aos apelos do apóstolo Paulo ao recomendar que o obreiro “…não tenha de que se envergonhar, …”( IITm 2.15 ).

 

Certo de estar oferecendo um curso à altura das necessidades que a muito incomoda o povo evangélico, cuja tradição através dos séculos não permite mais que estejamos no Brasil `as margens da erudição e da sadia busca do conhecimento, é que a Faculdade IBETEL disponibiliza essa oportunidade a todos quantos compreendem ser esta a vontade de Deus para suas vidas.

 

 

Credenciamento: O Curso de Mestrado mesmo sendo de nível de stricto sensu, com exigências acadêmicas iguais ou superiores às de outros programas similares, é um mestrado que visa primariamente o serviço à Igreja do Senhor Jesus Cristo. É por seu caráter eclesiástico que este programa não se submete à avaliação da CAPES, sendo preservada a sua natureza intracorpus. O título de Mestrado O Mestrado acadêmico do IBETEL leva ao título de Sacrae Theologiae Magister (S.T.M., ou Mestre em Teologia) e é assim outorgado sob a autoridade da Faculdade Teológica ibetel uma instituição 100% eclesiástica.

 Público alvo: Todos os que pretendem liderar, atuar em seminários teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, estudos bíblicos, ministrar em convenções e conselhos de pastores.

 

1 O PROGRAMA DA FACULDADE TEOLÓGICA IBETEL

 

A linha geral de pesquisa do programa de pós-graduação da IBETEL é a tradição teológica reformada histórica. A pesquisa e a instrução são desenvolvidas em quatro áreas do saber teológico: Teologia Sistemática, Teologia Histórica, Teologia Pastoral e Teologia Missionária.

 

2 PRODUÇÃO DISCENTE DA MONOGRAFIA         

 

A produção da Monografia é o trabalho sistemático e completo sobre um assunto particular, escolhido no início do Curso pelo discente que deverá ser desenvolvido no decorrer do mesmo e entregue no final do Curso para obtenção de Grau.

A característica essencial da monografia é a forma de estudo de um tema delimitado, uma atualidade e originalidade acompanhada de uma contribuição importante para ampliação do conhecimento específico.

 

  1. METODOLOGIA

 O curso é ofertado na modalidade semi presencial ou EAD. O aluno terá acesso à plataforma de vídeo aulas, participará do grupo de whatsapp do curso, terá encontros bimestrais com o coordenador do curso. Ao final do curso o aluno terá direito ao certificado de Mestre em Teologia, onde virá especificada a área de concentração.

 

  • O programa de mestrado consiste de 12 disciplinas, sendo a realização de cada disciplina em um período não superior a 45 dias.
  • Ao longo do curso as atividades estarão sendo supervisionadas, podendo o aluno consultar seu orientador durante a produção dos trabalhos referente às disciplinas bem como na elaboração de sua dissertação – monografia.
  • Após a conclusão das disciplinas, o aluno deverá apresentar sua dissertação à Faculdade IBETEL, que então submeterá aos professores do departamento de pós-graduação.
  • O trabalho de Conclusão de Curso, uma vez aprovado, será restituído ao aluno, a fim de que o mesmo produza uma cópia em CD-ROM, encaderne em capa dura duas vias impressas, que serão devolvidos à Faculdade IBETEL.
  • Uma das vias impressas e o CD-ROM ficarão arquivados em nossa biblioteca e outra via impressa será reenviada ao aluno juntamente com a documentação de diplomação.

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 1080 h/a